EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Humildade e pobreza do Arcebispo

A cidade preparava-se para receber o novo arcebispo, Dom Norberto. Entrementes era aquela azáfama no palácio arquiepiscopal. Homens e mulheres corriam de cá para lá, arrumando a casa para a recepção.

Seu Godofredo, porteiro e mordomo do palácio, já estava perdendo as estribeiras, de tanto nervosismo. Os intrusos e curiosos não lhe davam sossego. Ocupado em preparar a chegada do novo arcebispo, volta-e-meia tinha de interromper o trabalho para tocar os moleques do pátio:

— Se eu pegar vocês de novo, sou capaz de torcer seu pescoço.

Nisto os sinos da catedral e das igrejas começaram a bimbalhar festivos, anunciando que o cortejo vinha chegando. O povo se acotovelava na praça. Os mais afoitos subiam nos muros do jardim, desafiando a vigilância dos guardas.

Estes procuravam, a duras penas, manter ao menos um corredor livre na praça, enquanto Godofredo vigiava a porta principal do palácio.

O cortejo vem vindo. Bispos, cônegos, monsenhores e outros muitos dignitários eclesiásticos, com suas vestes coloridas e reluzentes, atravessam a multidão, rumo ao portão do palácio.Todo o mundo erguia os olhos e punha-se nas pontas dos pés a fim de ver e conhecer o novo arcebispo. Mas ele não aparecia nunca. Todos se perguntavam: Você viu? Eu não vi ainda.

Eis que, de repente, aparece um homem alto e magro, abrindo caminho por entre a multidão que, meio frustrada, já estava invadindo o corredor. Ele vestia uma túnica toda remendada, e... estava descalço. Quis entrar também. Mas o velho porteiro barrou-lhe a entrada:

— Fora daqui. Eu já disse que aqui não passa ninguém, a não ser o pessoal do cortejo.

Um sorriso calmo iluminou o semblante daquele homem, que disse:

— Nem por isso você vai impedir-me a entrada. Eu sou o novo arcebispo.

O porteiro perdeu a fala, de tanto desapontamento e espanto. Quem estava chegando, era o próprio Dom Norberto que vinha tomar posse em Magdeburgo. Foi canonizado: hoje é São Norberto.

(Fonte: Pe. Guilherme Hünermann - São Norberto (+1134) — fundador dos Premonstratenses. Festa: 6 de junho)

Fonte: Boletim do Padre Pelágio.

sábado, 1 de junho de 2013

SEQUÊNCIA DO CORPO DE DEUS


Terra, exulta de alegria, Louva o teu pastor e guia, Com teus hinos, tua voz. Quanto possas tanto ouses, Em louvá-l’O não repouses: Sempre excede o teu louvor. Hoje a Igreja te convida: O pão vivo que dá vida Vem com ela celebrar. Este pão – que o mundo creia – Por Jesus na santa Ceia Foi entregue aos que escolheu.
Eis o pão que os Anjos comem Transformado em pão do homem; Só os filhos o consomem: Não será lançado aos cães.
Em sinais prefigurado, Por Abraão imolado, No cordeiro aos pais foi dado, No deserto foi maná. Bom pastor, pão da verdade, Tende de nós piedade, Conservai-nos na unidade, Extingui nossa orfandade E conduzi-nos ao Pai.
Aos mortais dando comida, Dais também o pão da vida: Que a família assim nutrida Seja um dia reunida Aos convivas lá do Céu.