EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Quem é Nosso Senhor Jesus Cristo? Sejamos retratos de Deus


Não podemos viver profanando e manchando a imagem divina que trazemos em nossa alma. Nosso dever é de diligenciar, em todos os momentos de nossa vida e com todos os auxílios que recebemos de Deus, para conseguirmos que esse retrato divino seja cada dia mais semelhante ao modelo que temos diante dos olhos. O nosso modelo consumado é Nosso Senhor Jesus Cristo.

Quem é Jesus Cristo? O modelo da verdade… Fala em toda a parte. Fala das doutrinas mais elevadas. Trata dos problemas religiosos, os maiores que jamais foram tratados no mundo. Ouvem-no seus inimigos, procurando surpreender nele algum erro… Não o conseguem! Ele é o único homem em cujos lábios jamais apareceu a sombra fatídica do erro e do engano.

Quem é Jesus cristo? O modelo do trabalho… Encerra-se numa oficina e trabalha para comer o pão obtido com o suor do seu rosto. Anda de cidade em cidade, espalhando a doutrina da verdade e a semente da perfeição. Ele mesmo afirma que não tem uma pedra para repousar a cabeça.

Quem é Jesus Cristo? O modelo do verdadeiro amor… Amou o Pai celeste, amou os homens até à abnegação mais absoluta, amou até ao sacrifício, amou Seus verdugos, amou até à morte de cruz, amou até fazer-se nosso alimento…

Quem é Jesus Cristo? O modelo da humilhação… Lavou os pés de seus discípulos. Subiu a uma cruz e naquele madeiro, que era o patíbulo dos escravos, ali o contemplou a humanidade, desnudo e abandonado de todos.

Quem é Jesus Cristo? O modelo da obediência… Obedeceu desde o berço até o túmulo. Não se desviou nem um ápice do caminho que lhe traçou o Pai celeste.

Quem é Jesus Cristo? E’ o modelo do poder… Contra ele se levantaram todos os partidos políticos de sua nação. Os que representavam a lei e a religião coligaram-se também contra ele. Até seus amigos mais íntimos o abandonaram. Na hora da dor Ele estava só… Mas, para consolá-Lo estava sua Mãe!

O símbolo do Amor Maior, o Sagrado Coração de Jesus, quer habitar em seu lar. Veja aqui como receber o Escudo do Lar em sua casa.
Afinal, triunfou de todos. Hoje, os que ontem o odiavam são pó e cinza levados pelo vento. Ele reina sobre os povos e sobre os corações… (A função principal de um rei é ser modelo de seu povo e exercer a justiça. Ou seja, premiar, sobretudo, ou castigar, os seus súditos)

Quem é Jesus Cristo? E’ o modelo de desapego dos bens terrenos… Apresenta-se no mundo num estábulo. Repousa sobre palhas num mísero presépio… Chama a si os pobres da vaidade e do orgulho: com eles se junta e quer que formem a corte do novo reino que veio fundar neste mundo.

Quem é Jesus Cristo? E’ o modelo da glória… Triunfou da morte. Subiu aos céus. Dali há de vir para julgar os vivos e os mortos. E a sua glória não terá fim.

Eis aí, em resumo, quem é Nosso Senhor Jesus Cristo. Todos os Santos procuraram ser reflexos perfeitíssimos desse Deus que, como diz Santo Agostinho, para isso precisamente se fez homem, para que tivéssemos o modelo mais admirável de Deus.

Esforcemo-nos e copiemos as divinas virtudes que nele resplandecem. Para isso, a verdadeira devoção à Santíssima Virgem Maria é um caminho fácil, um caminho curto, um caminho perfeito e um caminho seguro!

Fonte: Baseado em “Tesouros de Exemplos” – Vol. I – Mons. Francisco Alves – Editora Vozes Ltda – 1958.

fonte: AASCJ

Sem comentários: