EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

sábado, 8 de janeiro de 2011

Passos para a santidade


São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no senhor...” Se esta é uma ordem para nós, que direito temos de entristecer o Espírito Santo?

Amados, sendo a vontade de Deus para nós, tudo concorrerá para que esta Palavra se cumpra na nossa vida. O grande milagre da alegria é uma via de mão dupla: Deus faz a sua parte, e nós precisamos de fazer a nossa. Deus já fez a sua parte na Cruz, e, no que compete a nós, Deus não moverá se quer uma palha, porque o amor não impõe o amor propõe.

“Como filhos obedientes, não moldeis a vossa vida de acordo com as paixões de antigamente, do tempo de vossa ignorância.” (I Pedro 1, 14)

Vamos parar de olhar para o nosso passado e para os pecados de antigamente. Liberte-se do seu passado! Vais ser verdadeiramente feliz quando deixares de olhar para o passado. Não temos o direito de olhar para trás e nos tornarmos como a mulher de Job: uma estátua de sal.

Sejamos santos, pois santidade não é ausência de pecado, santidade é luta, é disposição de uma vida nova em Deus, porque o pecado só impede a santidade quando ele se torna um projecto de vida. Quando começamos a fazer como todos, aí sim não há lugar para a santidade, pois o nosso projecto de vida já está configurado ao projecto de pecado.
Santidade é suar a camisa na luta contra o pecado.

Cinco passos para a santidade:

1º Passo: ser santo significa ser o melhor, para o outro. A pessoa que vive a santidade vê sempre a outra pessoa como aquela que precisa do meu melhor. Ser santo fora de casa é muito fácil, agora ser santo em minha casa, com aquele filho que está na dependência química, com aquela filha que não corresponde ao meu sonho de pai e mãe ou ser o melhor para aquela pessoa que “não merece”... Que difícil!

2º Passo: ser servo. Lavar os pés dos outros como fez Jesus, ou seja, é ser humano. Jesus foi atrás dos piores e lavou-lhes os pés. A pessoa que vive a santidade ela sempre procura o outro, porque tem a consciência que é serva de todos.

3º Passo: ser santo significa ter sede de reconciliação. É aquele que tem a coragem de ir ao encontro do outro tendo ou não tendo razão. A quem é que tu precisas de dar uma telefonadela e tomar a iniciativa de dar ou pedir perdão?

4º Passo: ser santo significa ser homem do acolhimento. Acolher significa trazer o outro para dentro do nosso coração e ser todo para ele. Acolher o pobre, o rico, a criança, o idoso, e tratar cada pessoa como única.

5º Passo: ser santo significa embelezar a vida do outro, a partir por exemplo de um abraço sincero. Quantas pessoas, pai, mãe e filhos não têm gestos de carinho e de afecto dentro de casa. A mão do pai ou da mãe não é usada nunca para abençoar mas para apontar o erro um do outro. Que tristeza!

6º Passo: ser santo significa rezar a vida. O santo que não reza é como um padre que é ordenado mas não celebra a missa, ou seja, uma coisa sem nexo. Quanta dificuldade temos para rezar... A alma da oração chama-se verdade, então, qual a tua verdade para que rezes com ela? A alma da oração é a nossa verdade e não a piedade. Deus vai querer conversar connosco a partir de algo que não veio D'Ele mas que está em nós. O santo é aquele que derrama a sua alma diante de Jesus.

O que verdadeiramente entristece o coração de Deus é quando nós procuramos a nossa alegria naquilo que é passageiro e mundano. Deus chama-nos à santidade pois aí está a verdadeira alegria.
fonte: JAM

Sem comentários: