EU VOS AMO! VÓS SOIS A MINHA VIDA.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Consciência tranquila


Narra uma lenda que Artaxerxes, o antigo rei da Pérsia, que conquistou o Egito, mandara ocultar entre as penas de seu travesseiro a fabulosa quantia de 500.000 talentos de ouro a fim de se assegurar um sono tranqüilo e contínuo.

O famoso imperador Calígula, além de seu aparatoso corpo de guarda, mantinha duas terríveis panteras às portas de seu palácio para que ninguém se acercasse de seus aposentos enquanto ele dormia.

Mais estranha ainda era a mania de Artabaxo, general persa, que punha um escudo por cima da cabeça na vã esperança de que assim procedendo evitaria que o teto o esmagasse, vindo a desabar durante a noite.

De quantas preocupações inúteis e ridículas se cercam os tiranos e pecadores!

O único travesseiro que proporciona ao cristão um sono calmo e perfeito é uma consciência tranqüila. A verdadeira paz, realmente, não é senão o sossego de uma consciência pura.

Consiste ela em reprimirmos os desejos, não em satisfazê-los. Se há um lugar escondido, um emprego obscuro, um sítio desprezível aos olhos do mundo, ali está, sobretudo, a paz. Quanto mais o coração se humilha, tanto mais ela é suave e profunda.

Sê, pois, senhor de tua vontade e conserva tranqüila a tua consciência.

(“Lendas do Céu e da Terra” – Malba Tahan)/AASCJ

Sem comentários: